Avenida: Nossa Senhorá do Sabará, nº4439 - Interlagos || Telefone:3453-0038 E-mail: estetica.vidasaudave@gmail.com
domingo, 27 de fevereiro de 2011
POTENCIAL INOVADOR DA CAFEÍNA:
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE
As implicações do café na beleza estão agora começando a emergir e irão, com certeza, nos próximos tempos, muito além do bem estar que experimentamos ao tomarmos um cafezinho…
Pesquisas atuais teem explorado as sementes ou grãos do café e como resultado destes trabalhos os cientistas e dermatologistas se entusiasmam diante da sua efetividade e versatilidade. Já sabemos que o café é excelente energizador do corpo e da mente, porém estudos recentes demonstraram que ativos extraídos da semente do grão do café – CoffeeBerry - podem combater linhas da pele, descongestionar a vermelhidão das peles sensíveis, reduzir edemas e até mesmo ajudar a prevenir o câncer de pele.
De acordo com Jeannette Graf, professora de dermatologia da Universidade de Nova York, o “extrato da semente do café é um poderoso anti oxidante, e possui grande potencial para proteger a pele do sol, danos ambientais e consequentemente das rugas”. Embora os resultados destas pesquisas sejam muito importantes e possam demonstrar a redução dos danos cutâneos sob os raios solares, o filtro solar ainda é essencial para proteção da pele.
Avanços da química moderna possibilitaram os pesquisadores a criarem um método rápido de processar os grãos e estabilizar o extrato obtido, obtendo uma substância com altos níveis incomuns de polifenóis, antioxidantes poderosos também presentes no chá verde e nas romãs.
TESTES PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE
Pesquisa recente demonstrou que a cafeína, extraída do grão de café pode deter a progressão do câncer de pele em ratos, de acordo com Allan Conney, professor de biologia química e pesquisa do câncer da Universidade Rutgers: quando aplicada, a cafeína induziu a morte celular de células cutâneas danificadas por UVB e também células tumorais, porém não afetou as células não doentes. Isto quer dizer: a cafeína é capaz de combater células cancerosas, sem agredir as normais. “Nós tivemos entre 50% e 70% de inibição de formação de tumor nos ratos que foram tratados com cafeína”, afirma o pesquisador.
Porém os cientistas enfatizam que estas experiências estão apenas começando e ainda os seus resultados não podem ser extrapolados para os humanos.
Embora os dermatologistas estejam entusiasmados com este potencial inovador da cafeína: “poderá ser útil na prevenção de câncer de pele desencadeados pelo sol, comenta Michael Gold, dermatologista da Fundação Câncer de pele de Nashville”, o filtro solar é hoje a única forma comprovada de prevenir o câncer de pele.
Com certeza estes benefícios potenciais já serão utilizados para enriquecer formulações cosméticas para antes e após o sol.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário